Veja quais são os melhores benefícios de parar de fumar.

Nunca é tarde para parar de fumar. Seu corpo começa a se recuperar quase imediatamente quando você abandona o cigarro, e os benefícios ao parar de fumar são inúmeros!

Mas tenha em mente: o mais importante para você que planeja parar de fumar é que você realmente queira parar!

Ser viciado em cigarro tem a ver principalmente com a forte dependência de nicotina do corpo. 

Mas a vontade de fumar também está relacionada a hábitos e comportamentos adquiridos ao longo da vida.

Portanto, responda a você mesmo(a) as seguintes perguntas:

  • Eu quero parar agora ou depois?
  • Eu quero parar de fumar imediatamente ou reduzir o número de cigarros gradualmente?

Com essas perguntas respondidas, vamos aos benefícios imediatos que você proporciona à saúde ao abandonar o cigarro!

Benefícios ao parar de fumar: eles começam em menos de um dia!

Benefícios ao parar de fumar

A melhor coisa que você pode fazer para reduzir os riscos à sua saúde é parar de fumar o quanto antes. 

Quando você para de fumar, seu corpo reage quase imediatamente e começa a se recuperar. Portanto, nunca é tarde para abandonar o cigarro e se dar a chance de se sentir melhor.

Dentro de 24 horas

No mesmo dia em que você para de fumar, a mudança positiva em seu corpo começa:

  • Após 20 minutos, sua pressão arterial e frequência cardíaca voltam para um nível normal;
  • Após 8 horas, o teor de monóxido de carbono no sangue diminui e se aproxima do normal;
  • Após 8 horas, você se sente menos cansado;
  • Já depois de 24 horas, os riscos de você ter um ataque cardíaco começam a diminuir.

Dentro de seis meses

A recuperação do corpo continua da seguinte forma nos próximos seis meses:

  • Depois de duas a doze semanas, seus pulmões e a circulação sanguínea funcionam muito melhor. A pele fica menos cinza e começa a recuperar sua cor natural;
  • Você passa a respirar mais facilmente em algumas semanas, mas pode levar de quatro a seis meses para diminuir a tosse e ter menos muco na garganta. Então, os cílios da traquéia começam a se recuperar. 

Um ano depois que você parou de fumar

Após um ano de ter largado a nicotina, os benefícios ao parar de fumar são ainda maiores!

  • Seu corpo passa a se recuperar de resfriados e outras doenças com mais facilidade;
  • O risco de contrair alergias diminui significativamente;
  • O risco de ataque cardíaco diminui;

Parar de fumar para sempre

Os benefícios de não fumar continuam pelo resto da vida. Depois de cinco anos, o risco de desenvolver câncer cai pela metade como, por exemplo, câncer de pulmão,  câncer de garganta  e  câncer de pâncreas. 

O risco de sofrer um  derrame  ou ataque cardíaco diminui para um nível próximo ao de um não fumante!

Além disso, os benefícios ao parar de fumar podem ser sentidos de outra forma no dia a dia. Veja abaixo!

#1. Olfato e paladar aprimorados

Benefícios ao parar de fumar

O tabaco diminui a capacidade de cheirar e saborear os alimentos. Após alguns sem colocar nicotina para dentro do corpo, você redescobrirá uma gama de sensações que provavelmente não sentia há muito tempo. 

Pela primeira vez desde que você começou a fumar, alimentos e bebidas terão um sabor melhor

Dica: quando você estiver sem fumar por 48 horas, presenteie-se com uma refeição realmente boa. 

Experimente aquele restaurante que você tem curiosidade há muito tempo, ou tente fazer uma comida saborosa em casa.

#2. Vida sexual mais ativa

vida sexual fica melhor se você parar de fumar. Isso se aplica a homens e mulheres! 

O tabagismo tem um efeito negativo tanto na libido quanto no prazer. Fumar afeta negativamente os órgãos reprodutivos masculinos e femininos, o que pode dificultar a gravidez e, posteriormente, afetar a saúde do bebê.

#3. A pele fica mais bonita

Benefícios ao parar de fumar

A nicotina contém várias substâncias nocivas à saúde que contaminam a pele e a deixam com um tom opaco, ligeiramente acinzentado. 

Quando você fuma, a produção de colágeno da pele diminui. Isso a torna menos elástica. Ao parar de fumar, você notará como a pele fica mais lisa e mais brilhante.

Dica: ajude sua pele a se recuperar. Limpe, esfolie e massageie. Use máscaras faciais e cremes de hidratação. Resultados visíveis quando você se olha no espelho podem ajudá-lo(a) em sua decisão de parar de fumar.

#4. Boca mais saudável

Fumar é prejudicial à saúde oral, aos dentes e às gengivas.

Quando você parar de fumar, seu hálito fica mais fresco e será mais fácil recuperar a cor branca dos dentes (talvez seja necessário fazer algum procedimento odontológico, como um clareamento, por exemplo). De qualquer modo, o ideal é que você visite seu dentista periodicamente, pois ele saberá indicar o melhor tratamento no seu caso.

A circulação sanguínea é pior para os fumantes, o que pode fazer com que as gengivas tenham uma aparência melhor do que realmente estão.

Isso significa que você pode inflamar suas gengivas sem perceber! Quando você para de fumar, suas gengivas podem ficar sensíveis e até sangrar quando você escova os dentes – isso é um sinal de que a saúde bucal não está muito boa. Nesse caso, você deve procurar orientação médica e odontológica!

Dica: escove os dentes com frequência, e use fio dental. Você também pode usar cremes dentais que removem manchas suavemente sem clarear os dentes. 

#5. A pressão arterial volta ao normal

Fumar pode aumentar a pressão arterial e aumentar a frequência cardíaca. Quando você para de fumar, sua pressão arterial cai para um nível mais normal

Essa questão da pressão arterial é complicada e não existe uma regra que sirva para todos os fumantes. 

No entanto, estudos clinicamente comprovados sugerem que a pressão arterial mais baixa reduz o risco de doenças como AVC e ataque cardíaco.

Dica: existem várias maneiras fáceis de reduzir a pressão arterial naturalmente. Respirações lentas e profundas reduzem o estresse no corpo. Tente fazer yoga ou meditação, ou reserve um tempo para atividades tranquilas – como ler um livro.

Conheça o Método 21 Dias Para Parar

Os benefícios ao parar de fumar são imediatos, como você aprendeu hoje.

Largar o vício do cigarro pode ser uma luta, mas isso depende exclusivamente de você! Saiba que não é necessário colocar a sua saúde em risco com métodos não comprovados e com uso de remédios que causam efeitos colaterais severos.

Com o Método 21 Dias Para Parar, você aprenderá a administrar a vontade de fumar de formas naturais e com apoio de especialistas.

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